quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A autoridade máxima da Igreja

Hoje ao olharmos para as nações do mundo identificamos modelos de governo, dois deles são o presidencialismo e a monarquia, as nações que adotam o presidencialismo tem como líder maximo o presidente (Exemplo: Barack Obama presidente dos Estados Unidos), as nações que adotam como modelo de governo a monarquia tem como líder maximo o Rei/Rainha (Exemplo: Rainha Elizabeth II, chefe de estado do Reino Unido).

Assim é a Igreja? Ela também precisa de um líder maximo para organizar a denominação correto? Bom vamos ver o que diz Jesus Cristo!

Lucas 22.25-26
E ele lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que têm autoridade sobre eles são chamados benfeitores. Mas não sereis vós assim; antes o maior entre vós seja como o menor; e quem governa como quem serve. (O grifo é meu).


O contexto desta passagem destaca os discípulos de Jesus disputando entre si quem seria o maior e Jesus orienta a não ter este desejo e fica claro que Jesus Cristo não quer ninguém dominando ninguém na Igreja dele.

A igreja de Cristo é representada como um corpo e Ele é a cabeça do corpo. Efésios 4.15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Com isso quero dizer que Jesus Cristo é o líder maximo da Igreja.

Jesus Cristo como líder maximo da Igreja organiza o corpo conforme em:
Efésios 4.11-12  E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;

O Espírito Santo concedeu aos Cristãos dons especiais para edificar a Igreja, tais como Apostolo Profetas, Evangelistas, Pastores e Doutores, estes dons não podem ser confundidos com cargos.

Veja o que diz o apostolo Paulo a respeito destes dons: 1º Coríntio 12.1 ACERCA dos dons espirituais, não quero, irmãos, que sejais ignorantes.

Os santos que recebem estes dons acima citados não podem pensar que é mais importante ou maior do que qualquer outro irmão, o apostolo Paulo deixa isto bem claro em: 1º Coríntio 12.25 Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros.

Não existe na Igreja de Cristo divisão no corpo, veja abaixo os tipos de divisões que existe hoje no meio da Cristandade:

1ª Clero x Leigos: Em cada denominação existe o grupo especial do clero (Dominantes) e os leigos que são os frequentadores.

2º As próprias denominações: Apesar de não assumirem as denominações não são unidas, cada uma possui sua cabeça. Isto é fácil de identificar quando: um “Pastor” da denominação “A” vai para a denominação “B” e chegando lá o “Pastor” não é reconhecido como Pastor e passa a ser membro. Muitas denominações não reconhecem as outras em vários aspectos ( Batismo, doutrina, etc.).

Paulo sempre lutou pela unidade da Igreja de Cristo:  1 Coríntio 1.12-13 ... Porém O que eu quero dizer é isto: cada um de vocês diz uma coisa diferente. Um diz: “Eu sou de Paulo”; outro, “Eu sou de Apolo”; outro, “Eu sou de Pedro”; e ainda outro, “Eu sou de Cristo”. Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?...

Hoje ao questionar a Cristandade dizem: "Eu sou do R.R. Soares"; outro, "Eu sou do Edir Macedo"; outro, "Eu sou do Bento XVI (Papa)"; outro, "Eu sou da Assembleia de Deus" e ainda outro, "Eu sou de Chico Xavier" e etc... Cabem hoje as mesmas perguntas de Paulo.

1 Coríntio 12.12-13 Porque, assim como o corpo é um, e tem muitos membros, e todos os membros, sendo muitos, são um só corpo, assim é Cristo também. Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.

Perceba que existem vários povos, mas uma só igreja, um só corpo, um só Espírito e uma só cabeça que é Jesus Cristo. Precisamos voltar ao fundamento que é Cristo, no próximo tópico veremos com maior detalhe a “hierarquia” da Igreja de Cristo.

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Quem são os pastores de Hb 13:17?

Na versão que você utiliza aparece a palavra "pastores", mas na maioria das versões a palavra utilizada é "guias" ou "líderes", pois está falando de um ofício (como presbíteros ou anciãos) e não de um dom (como o de pastor).

(Almeida Corrigida) Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

(Ave Maria) Sede submissos e obedecei aos que vos guiam ( pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta ). Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto.

(Darby) Obedecei a vossos líderes, e sejais submissos; pois eles velam por vossas almas como quem deve prestar contas; para que possam fazer isso com alegria, e não gemendo, pois isto não vos traria proveito algum.

(NV Internacional) Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.

(Almeida Atualizada) Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Os "guias" ou "líderes" ali são aqueles que têm o cuidado e a preocupação com o rebanho, e não os os pastores profissionais formados em uma faculdade teológica ou os homens que ficam à frente uma congregação. E é sempre no plural, "vossos guias", nunca "vosso guia".

No versículo 7 fala dos guias que pregaram a palavra e no 17 dos que agora têm a responsabilidade da congregação. A aplicação correta do versículo é com relação aos anciãos de uma congregação, que podem ou não ter o dom de pastor, e podem ou não ministrar a Palavra.
Não existe na Palavra qualquer indicação de que uma assembleia fosse dirigida por um homem (Pastor Presidente) como vemos nas denominações evangélicas que copiaram seu modo de agir do modelo católico clero-leigos. O pastor é um dom e seu papel é o cuidado com o bem estar das ovelhas, o que é feito mais no contato pessoal e visitas do que na ministração pública da Palavra. Outros dons são evangelista, voltado aos incrédulos, e mestre, este sim mais ocupado com o ensino público da Palavra.
Fonte: http://www.respondi.com.br/
Autor: Mario Persona

Atos dos Apóstolos Início do Novo Testamento.

Testamento: É a manifestação de última vontade pelo qual um indivíduo dispõe, “para depois da morte”, em todo ou uma parte de seus bens. Devido ao fato desta livre manifestação de vontade gerar efeitos jurídicos, o testamento é considerado um negócio jurídico. (Fonte: Wikipedia)

É importante entendermos princípios básicos sobre testamento, pois nós Cristãos temos como pratica de fé e conduta a bíblia que é composta por dois testamentos. Os dois testamentos passaram a valer depois que ocorreu o derramamento de sangue (morte), no antigo testamento sangue de animais e o novo testamento passou a ter valor após o derramamento do sangue de Jesus Cristo.

Disse Jesus: Mateus 26:28 - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

Na história bíblica tudo o que aconteceu antes da morte de Jesus Cristo estava no período referente ao antigo testamento, era o período do sacerdócio levítico pelo qual veio a lei de Deus.

No livro de Hebreus existe uma explicação para testamento.
Hebreus 9.16-17: "Porque onde há testamento, é necessário que intervenha a morte do testador. Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive?"

Um testamento não tem nenhum valor enquanto o testador vive e com base neste entendimento os livros de MATEUS, MARCOS, LUCAS E JOÃO descrevem os últimos dias do velho testamento e não fazem parte do Novo Testamento, alias Jesus Cristo ainda está vivo nestes escritos, erradamente a Bíblia foi editada colocando estes Livros no novo testamento. O primeiro livro que é 100% composto pelo período do novo testamento é Atos dos apóstolos.

II Coríntios. 3.14: Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

O antigo testamento foi por Cristo abolido, ele mesmo cumpriu toda a lei antes de sua morte de Cruz e esta pequena falha no entendimento de quando se começa a nova aliança coloca o Cristão debaixo da Lei, do Antigo Testamento e debaixo do sacerdócio levítico. Quantos ainda hoje vivem como o Rei Davi. Veja abaixo algumas diferenças entre Davi que era segundo o coração de Deus e o Cristão que hoje é segundo o coração de Deus.

*** No tempo de Davi: ***
1º Havia um santuário terrestre: Hebreus 9.1 ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.

2º O perdão dos pecados eram com sangue de animais: Hebreus 10.4 Porque é impossível que o sangue dos touros e dos bodes tire os pecados.

3º A presença de Deus estava no templo construído por Salomão filho de Davi: 1 REIS 6.13 E habitarei no meio dos filhos de Israel, e não desampararei o meu povo de Israel.


*** Na nova aliança, O Cristão hoje: ***
1º O santuário não é terrestre, não é feito por mão de homens: Hebreus 9.24 Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;

2º O perdão dos pecados vieram através do reconhecimento da morte (sangue) de Cristo: Hebreus 10.14 “Porque com um só sacrificio aperfeiçoou para sempre os que são santificados”.

3º A presença de Deus está dentro do ser humano: 1 CORINTÍOS 3.16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

Destaquei acima apenas algumas diferenças entre a velha e a nova aliança, existem varias outras. A principal diferença é que a nova aliança está livre de rituais, tradições e sacrifícios. Agora que entendemos que o novo testamento começa em ATOS e não em MATEUS veremos que o Dízimo, alem de muitos outros sacrifícios da Lei não aparecem no Novo testamento a não ser quando é citada alguma passagem do velho testamento.
Não se justifique perante Deus com as obras da Lei, leia o que o apostolo Paulo fala sobre isto em:

Gálatas 5.4 Separados estão de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.

Hoje quem nos justifica é Cristo e não as obras da lei levítica, que Deus nos de sabedoria para andarmos segundo a lei de Cristo que vivifica, pois a letra (lei levítica) mata.

O próprio escritor Lucas reconhece isto, veja em Lucas 16.16 A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dízimo benção ou Maldição?

Hoje as denominações Católica e Evangélica tem em seus fundamentos a pratica do dízimo e vale ressaltar que a denominação evangélica surgiu da reforma protestante contra a denominação Católica iniciada por Martinho Lutero em 1517, ele foi um padre e professor de teologia alemão.

Vamos entender a palavra reforma, seu significado é: Dar melhor forma, consertar, etc...
Quando uma casa é reformada pequenas e ou grandes mudanças podem acontecer, mas o alicerce é o mesmo não muda, ou seja, o fundamento é o mesmo. Com isso entendemos que na reforma protestante muitas mudanças ocorreram mas o alicerce, o fundamento (dízimo) é o mesmo.

Essas organiações não vivem sem o dízimo, em alguns casos o dízimo serve para identificar o membro que é fiel e digno de receber cargos dentro da organização.

Importante para os Cristão é entender se o dízimo faz parte da lei ou da nova aliança proposta por Jesus Cristo. Veja abaixo o que o apostolo Paulo fala sobre o dízimo.

Hebreus 7.5 - E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
Paulo afirma neste trecho que o dízimo era recolhido segundo a Lei, ou segundo o Velho Testamento, veja o que o Apostolo Paulo fala sobre a Lei.

Gálatas 5.18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Hoje somos guiados pelo Espírito Santo, não estamos debaixo da lei.

Gálatas 3.23 - Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.

Hoje a fé foi manifestada e entregue por Deus a todos os que crêem em Cristo e não estamos mais guardados debaixo da Lei
.
1 Coríntios 9.20-21 - E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.

Paulo deixa claro que a nova aliança nos remove debaixo da lei do antigo testamento e nos coloca debaixo da lei de CRISTO, nos coloca debaixo da Graça.

Gálatas 3.10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

O Apostolo Paulo deixa claro que quem está debaixo das obras da Lei estão debaixo da maldição, pois nenhum homem, com exceção de Cristo conseguiu cumprir a lei e não cumprindo se torna maldito.

Motivos para NÃO dizimar:
1º Não estamos debaixo da lei.
2º Dizimar é fazer obras da lei e se colocar debaixo de maldição
3º O dízimo nunca foi dinheiro na Bíblia
4º Pela lei apenas os Sacerdotes da Tribo de Levi podem recolher dízimos
5º O dízimo era para Israel e não para a Igreja de Cristo.

Apenas para entendermos, porque a Bíblia diz que o dízimo das tribos de Israel era destinado apenas para a Tribo de Levi?

Números 18:24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.

O entendimento é fácil, das 12 tribos de Israel apenas a Tribo de Levi não recebeu de Deus herança (Terra, gado, etc). Era uma questão de igualdade social e de justiça, onze tribos entregavam a tribo de Levi 10% de tudo que produziam e com isto a tribo de Levi tinha também com o que se manter.

Por que a Tribo de Levi não recebeu herança de Deus?
Números 18:21 - E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.

A tribo de Levi não recebeu herança por causa de seu ministério, que era exclusivamente de cuidar da parte espiritual de Israel.

Pare para analisar, na “Igreja” pode faltar o porteiro, o grupo de Jovens, o Coral, os músicos, o pregador, a oração, o jejum, etc... O “culto/missa” irá ocorrer normalmente , porém se faltar o dízimo está Igreja está com os dias contados. Perceba que o fundamento da existência desta organização é o dizimo, se tirar o dízimo a organização fecha as portas.

A Igreja de Jesus Cristo, não está alicerçada no dízimo á frente desta, quem fecha as portas é o inferno.

Versículos que podem ser usados pela liderança religiosa para convence-lô a dar o dízimo:

1º Versículo para usado pelas organizações para convencê-lo a dar o dízimo: (Malaquias 3:8) - Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

2º Versículo para usado pelas organizações para convencê-lo a dar o dízimo: (Malaquias 3:10) - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Com base nestes versículos alguns líderes religiosos chegam a chamar seus membros de ladrões por não darem o dízimo. Este texto pertence à velha aliança, pertence à lei de Moisés.

Veja o que o Apostolo Paulo fala sobre a Lei.
(Gálatas 5:4) Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Quem se justifica perante Deus com o dízimo está se justificando pela Lei, e da graça tem caído, no novo testamento o homem é justificado pela graça (favor imerecido de Deus), quem se justifica pela Lei tenta anular a obra de Jesus Cristo, cujo papel foi o de reconciliar o homem com Deus e torná-lo justo perante Deus.

3º Versículo para usado pelas organizações para convencê-lo a dar o dízimo: (Mateus 23:23) Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

Líderes religiosos irão tentar persuadir dizendo que Jesus Cristo pediu aos Fariseus para darem o dizimo. Pontos para refutar esta investida:
A – O dízimo era para Israel em especial os Judeus e não para as demais nações. Os Fariseus eram de Israel e Judeus estavam debaixo da lei e eram obrigados a dizimar.

B – Esta é uma citação do velho testamento e o velho testamento não serve de base para criação de doutrinas a serem seguidas pela igreja de Cristo, (erradamente o homem editou a bíblia e colocou o Livro de Mateus no novo testamento).

Em relação ao novo testamento: um testamento só passa a ter valor quando o testador morre, enquanto o testador está vivo o testamento não tem valor algum, ou seja, o novo testamento passou a ter valor após a morte de Jesus Cristo e com base neste simples entendimento o novo testamento começa a partir do livro de Atos dos Apóstolos e deste livro para frente a bíblia não fala mais sobre dízimo a não ser quando é recitado alguma situação do velho testamento.

Todos os Cristãos da atualidade precisão entender que a lei foi cumprida em Cristo e abolida.
(II Coríntios 3:14) Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

Você já parou para se perguntar? A lei era composta por tantas coisas e rituais e por que algumas organizações religiosas mantêm somente o dízimo da lei? Será que por que as demais coisas da lei não interessam? Não traz lucro?

Observe que o povo (membros) desta s organizações em sua maioria coloca seus filhos em escola pública, muitos andam a pé, moram em humildes casas e na contra partida muitos dos lideres religiosos estão morando em mansões, enviam seus filhos para estudarem nos Estados Unidos, viajam de avião, essas coisas não são pecado, mas é as custa do povo e isto sim é pecado.

Não fique com seu entendimento endurecido, saia debaixo da lei, saia debaixo desse fardo pesado e aprenda com Jesus Cristo.

No próximo tópico vamos estudar sobre quando começa o novo testamento que erradamente é ensina para a Cristandade que ele começa no livro de Mateus. Deus abençoe!

domingo, 26 de dezembro de 2010

O FIM DA LEI É CRISTO (Romanos 10.4)

De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia logo de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedeque, e não fosse chamado segundo a ordem de Arão? Porque, mudando-se o sacerdócio, necessariamente se faz também mudança da lei. (Hebreus 7:11-12).

Você já parou para se fazer está pergunta, porque Deus levantou outro sacerdócio? E como mudou o sacerdócio você sabia que a lei também mudou?

A lei não foi capaz de aperfeiçoar e justificar ninguém, pelo contrário a lei deu força ao pecado e condena o pecador, por isso se fez necessário ser introduzido um novo sacerdócio, uma nova esperança, que é Jesus Cristo.

Um grande número de sacerdotes foram levantados antes de Cristo, e por causa da morte foram impedidos de permacerem, mas Cristo que vive eternamente exerce um sacerdócio perpétuo e hoje ele é ministro em seu santuário, conforme em:

(Hebreus 8.2) Ministro do santuário, e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou, e não o homem.

Perceba que Cristo é ministro do verdadeiro tabernáculo o qual o Senhor fundou e não o homem. Quantos "santuários" e "tabernáculos" são fundados e abertos diariamente pelos homens e dizem que Cristo está lá, tome cuidado com isto! Cristo não entrou e não habita em templos feitos por mãos de homens. Ele pode até estar lá, mas não por causa das paredes e sim por que habita na vida de alguém.

(Hebreus 9.24) Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Não se assuste com o que vou citar, assim como o sistema Sacerdotal da antiga aliança não reconheceria Cristo como sacerdote, pois ele não era da tribo de Levi (Tribo Sacerdotal) e sim da descendente da tribo de Judá hoje também ele não seria reconhecido como Pastor função equivalente a de sacerdote, pois convém que o Pastor seja casado.
Mas isto não vem ao caso, pois Cristo não tem e não teve o mínimo interesse em realizar uma obrigação que o prendesse a quatro paredes, ao ler o evangelho percebemos em suas narrações que Jesus estava na maioria esmagadora dos fatos fora do templo.

Em (Hebreus 8.10-11) Porque esta é a aliança que depois daqueles dias Farei com a casa de Israel, diz o Senhor; Porei as minhas leis no seu entendimento, E em seu coração as escreverei; E eu lhes serei por Deus, E eles me serão por povo; E não ensinará cada um a seu próximo, Nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; Porque todos me conhecerão, Desde o menor deles até ao maior.

É impossível conhecer a Deus plenamente através da apresentação de terceiros, veja o que Jó disse em:
( Jó 42.5) Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos.

Quantos conhecem a Deus apenas pelo o que ouviu dos outros, mas ainda são cegos neste assunto. É preciso que cada tenha sua experiência com Deus, que cada um entre na presença Deus e que a instrução sobre a nossa vida seja feito pelo próprio Deus em nossos corações.

Veja como era a primeira aliança (Primeiro concerto/Antigo Testamento) em:
(Hebreus 9.1) ORA, também a primeira tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre.
Na antiga aliança o próprio Deus colocava um sacerdote entre Ele próprio e o homem como um intermediário no santuário terrestre e este Sacerdote era o que dirigia o culto divino e transmitia as ordenanças divinas, assim como também realiza os sacrifícios pelo povo perante Deus. Tudo isto eram sombras das coisas vindouras das coisas celestiais

Hoje o intermediário é Cristo e o templo somos nós, o povo israelita tinha a presença de Deus sobre eles e nós temos a presença de Deus em nós. Não precisamos mais de alguém ou algum lugar para ter contato com o altíssimo. Entremos pois com ousadia no santuário na presença do altíssimo.
(Hebreus 10.19-21) Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus, Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, E tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus, Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé, tendo os corações purificados da má consciência, e o corpo lavado com água limpa.

Na antiga aliança somente o Sumo sacerdote poderia entrar no “santo dos santos” o lugar mais intimo do templo e de comunhão com Deus, o acesso a Deus estava fechado aos homens comuns e por este motivo foi necessário remover a primeira aliança, o véu que separava o templo terrestre para se estabelecer uma melhor aliança entre o homem e Deus.

(Hebreus 9:8-9) - Dando nisto a entender o Espírito Santo que ainda o caminho do santuário não estava descoberto enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo, Que é uma alegoria para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço;

Quantos ainda estão atrás do véu, atrás do sacerdote, atrás do templo e vivem ainda na antiga aliança debaixo da lei e dos sacrifícios e esta não é a vontade de Deus.

Disse Jesus:
( Hebreus 10.9 ) Então disse: Eis aqui venho, para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tira o primeiro, para estabelecer o segundo.

Precisamos remover de nossa vida também o primeiro sacrifício para estabelecer o segundo, o sacerdócio de Cristo não será estabelecido em nossa vida enquanto estivermos debaixo da lei e do sacerdócio de Levi.
( Hebreus 10.7-8 ) Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).

Tudo que oferecemos segundo a Lei agrada ao sacerdócio levitico, mas não agrada a Deus. Como vimos anteriormente o Sacerdócio foi trocado e também a lei, hoje estamos debaixo da Graça de Deus e do Sacerdócio de Cristo. Não conseguiremos com os mesmo rituais e sacrificios do antigo sacerdócio agradar ao atual que Cristo eternamente. No próximo tópico estudaremos sobre o dízimo que é oferecido segundo a Lei.

Deus te abençoe!

Sal da Terra a Justiça do Mundo

A missão de Jesus quando veio a terra não era de treinar novos religiosos, até mesmo por que a terra repleta deles, entre as religiões maiorais se destacava os fariseus.

Disse Jesus em Mateus 5:20
-Se a vossa justiça não for maior do que a dos fariseus, de modo nenhum entraras no reino dos céus.

Se não formos diferentes do mundo e nossas atitudes melhores do que a dos religiosos não teremos muito valor para Deus, temos que ter atitudes que glorificam a Deus, precisamos ser o sal da terra!

Em Mateus 5:13
-Vos sois o sal da terra, e, se o sal não tiver sabor, com que há de salgar? Para nada mais presta, se não para ser lançado fora e pisado pelos homens.

Assim como o sal evita que um alimento venha se decompor rapidamente, devemos evitar através de nossa vida a degeneração da humanidade.

Os fariseus eram como sal dentro do saleiro, ou seja, para nada serviam. O sal somente tem valor quando está fora do saleiro misturado com outros alimentos, assim é o Cristão para nada serve dentro do saleiro (templo) será útil quando estiver misturado em meio a humanidade.

Antes de querer mudar a humanidade é preciso mudar a si mesmo, primeiro precisamos conhecer o caminho (Jesus) e depois apresenta lo.

Ninguém entra em uma guerra (caminhada) sem antes conhecer o inimigo é necessário planejar com quais armas venceremos o inimigo.

Sabemos que o sal (nós) também pode perder o sabor, para isto destaco que a trajetória cristã necessita de um planejamento para que se possa chegar ao destino final, a falta de planejamento é um dos motivos de muitos cristãos se perderem no meio do caminho.

Lucas 14-34: Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar?

Voltemos nosso olhar para Jesus, perceba que a obra que Jesus veio realizar era do lado de fora das 4 paredes e Ele mesmo afirmou que obras ainda maiores podemos fazer e será que estas obras maiores se resumem a quatro paredes é claro que não!

Que Deus nos de um coração sábio com o objetivo de permanecermos no caminho até o fim. Amém!

Me buscam para comer pão e para se saciar

As religiões têm utilizado como arma para atrair fieis promessas de prosperidade, exatamente o oposto da proposta de Jesus.

Marcos 8:34-35 Aí Jesus chamou a multidão e os discípulos e disse:– Se alguém quer ser meu seguidor, que esqueça os seus próprios interesses, esteja pronto para morrer como eu vou morrer e me acompanhe. Pois quem põe os seus próprios interesses em primeiro lugar nunca terá a vida verdadeira...

O apóstolo Paulo pregou contra o desejo de ser rico. E advertiu contra pregadores que incitam o desejo de ser rico ao invés de ajudar as pessoas a se livrarem disso. Ele alertou: “Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.” (1Timóteo 6:9-10).

Mateus 19:24 (Disse Jesus) E outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no Reino de Deus.

Não é errado para o pobre querer medidas de prosperidade para que tenha o que precisa, e possa ser generoso e dedicar tempo e energia a tarefas que exaltem a Cristo em vez de lutar para sobreviver. Não é errado buscar ajuda em Cristo para isso. Ele se importa com nossas necessidades (Mateus 6:33).

Mas todos nós — pobres e ricos — estamos em constante perigo de firmar nosso amor (1João 2:15-16) e nossa esperança (1Timóteo 6:17) nas riquezas ao invés de em Cristo.

Veja que Jesus disse a multidão que o cercava em João 6.26– Eu afirmo a vocês que isto é verdade: vocês estão me procurando porque comeram os pães e ficaram satisfeitos e não porque entenderam os meus milagres.

As riquezas terrenas são medíocres perto da verdadeira riqueza que Jesus veio trazer, ele não morreu para você ser milionário, mas sim para que tenha a vida eterna.
Leia (João 3.16).

Deus ensina a te seguir pelo o que és e não pelo o que tens.Meu coração é teu.
Amém!

Divisões na Igreja. Em qual parte você está?

1 Coríntios 1.12-13 ... Porém O que eu quero dizer é isto: cada um de vocês diz uma coisa diferente. Um diz: “Eu sou de Paulo”; outro, “Eu sou de Apolo”; outro, “Eu sou de Pedro”; e ainda outro, “Eu sou de Cristo”. Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?...

O texto acima destaca como estava a harmonia da igreja primitiva na cidade de Corínto em 55 d.C. na época do apostolo Paulo.

A igreja estava dividida, cada parte elegendo seu líder preferencial (não é isto que ocorre hoje?). Paulo confrontou esta divisão e apelou para a unidade e reafirmou que o único e digno líder maximo da Igreja era Jesus Cristo, com a pergunta: - Por acaso está Cristo dividido? Será que (Paulo, Pedro, Apolo) morreram crucificados em favor de vocês?

Hoje ao questionar a Cristandade dizem: "Eu sou do R.R. Soares"; outro, "Eu sou do Edir Macedo"; outro, "Eu sou do Bento XVI (Papa)"; outro, "Eu sou da Assembléia de Deus" e ainda outro, "Eu sou de Chico Xavier" e etc... Cabe hoje as mesmas perguntas de Paulo.

O homem decidiu separar os crentes por nomes, doutrinas, líderes e costumes, criando suas próprias "igrejas" que são apenas para tristeza de Deus e escândalo para o mundo.

A Igreja de Deus não é "denominada". Isto é, não tem nome dado pelos homens, nem é uma organização humana, porém é composta de pessoas salvas, tanto judeus como gentios. Não tem lista de membros na terra, e ninguém pode fazer-se membro dela. Mas quando alguém vem a Deus como um pecador, e recebe ao Senhor Jesus Cristo em seu coração como seu Senhor e Salvador, seu nome está escrito no Céu e imediatamente é "acrescentado" à Igreja pelo próprio Senhor (Atos 2.47). Passa a levar, então, o nome de seu Salvador, e é feito uma "nova criatura" em Cristo (2 Coríntios 5.17). Não necessita outro nome e nem precisa fazer-se membro de algo inventado pelo homem.

Em qual parte da "Igreja" você está? Precisamos voltar ao fundamento que é Cristo!

O verdadeiro Culto a Deus

Justiça e não sacrifícios (Amós 5.21-24)
21 O Senhor diz ao seu povo:
– Eu odeio, eu detesto as suas festas religiosas; não tolero as suas reuniões solenes. 22 Não aceito animais que são queimados em sacrifício, nem as ofertas de cereais, nem os animais gordos que vocês oferecem como sacrifícios de paz. 23 Parem com o barulho das suas canções religiosas; não quero mais ouvir a música de harpas. 24 Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não pára de correr.

Deus sempre deixou claro que rituais e tradições não lhe dão prazer, veja 1º Samuel 15.22 (Porém Samuel disse: Tem, porventura, o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios como em que se obedeça à palavra do Senhor? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros.)

Muitos querem agradar a Deus com rotina religiosa e se esquecem da verdadeira essência da adoração e do Culto a Deus.

Em Colossenses 2.16-17 Portanto, que ninguém faça para vocês leis sobre o que devem comer ou beber, ou sobre os dias santos, e a Festa da Lua Nova, e o sábado. 17Tudo isso é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é Cristo.

Festas religiosas e tradições eram sombras daquilo que estava por vim, com a chegada de Jesus Cristo foi removida a sombra e foi revelada a realidade. As sombras ajudaram a humanidade a se aproximar de DEUS, mas agora não vivemos mais á sombras, quem tem Cristo tem tudo o que é necessário para conhecer e cultuar a Deus, não precisamos de regras que padronizam a adoração e a transforma em uma rotina.

No livro de Romanos 12.1 o apostolo Paulo explica o que é o culto: (Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis o vosso corpo em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional.)

Não há maior adoração do que está, apresentar - se ante a Deus com o nosso corpo e consciência limpos da corrupção do mundo. Que possamos adorar a Deus em espírito, mas também em verdade.

Onde devemos cultuar a Deus?

Desde os tempos antigos o homem as vezes inspirados por Deus as vezes não, estabeleceu e fixou locais para adorar a Deus.

Entre 1010 a.C. á 959 a.C. os israelitas adoravam a Deus no tabernaculo, um local de adoração móvel, era uma tenda ambulante, após os israelitas conseguirem ficar em paz em sua terra (POR UM MOMENTO) Deus lhes concedeu um templo, local permanente para adoração construído pelo Rei Salomão, filho de Davi.

Porém com o passar do tempo, o templo foi profanado, seus lideres passaram a ter praticas repugnantes diante de Deus além de idolatrar outros deuses, com isso Deus retirou sua presença do templo sem piedade do povo. Ver Ezequiel 5.11. "Vocês profanaram o meu Templo com tudo o que é mau e sujo"... Deus se retirou do templo, porém não abandonou a humanidade. Em Atos 7.48 temos a declaração: "Entretanto, não habita o Altíssimo em templos feitos por mãos humanas"

Será que o ser humano é capaz de criar um lugar para Deus habitar? Seu lugar de descanso? Claro que não os céus é o trono Dele e a toda a terra feitura de suas mãos, então aonde devemos cultuar a Deus?

Os homens habitam em casas construídas pelos homens assim é Deus, agora ele habita na casa que ele criou. Perguntaram a Jesus Cristo: - Em que lugar devemos adorar a Deus? Jesus respondeu: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém (no templo). Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. (João 4:21-24).

A adoração mudou de lugar novamente saiu das quatro paredes e se mudou para o coração do homem que anda na verdade. Em 1 Coríntios 6.19 ... o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo (de Deus)...

Agora somos templo de Deus e devemos adorá-lo neste templo interiormente com o espírito e com ações de graças, se profanarmos este templo também estaremos sujeitos a perder a presença de Deus. No próximo tópico veremos o que a palavra de Deus chama de Culto. Até lá!