sábado, 11 de junho de 2011

Por que você deveria ser poupado?

A mensagem a seguir já tem dois milênios de existência, talvez somente a parte florida chegou até você, veja na integra os dois lados da moeda.

Mateus 4.12-17        

 “... O povo, que estava assentado em trevas, Viu uma grande luz; E, aos que estavam assentados na região e sombra da morte, A luz raiou. Desde então começou Jesus a pregar, e a dizer: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus...”

Deus tem uma mensagem pra você, uma mensagem de amor e de esperança, mensagem está que atravessou os séculos, que atravessou a história, mensagem que sobreviveu a perseguições, sobreviveu ao martírio de homens e mulheres que deram suas vidas ao Deus desta mensagem, uma mensagem poderosa convincente que mudou o curso da humanidade.

Mudou o coração de homens e mulheres perdidos, transformou circunstancias, transformou nações, tudo isso por que ela é carregada de autoridade divina, e tem poder também para mudar a sua história, coração e principalmente sua eternidade.

Durante milhares de anos Deus fez questão de proteger sua mensagem, para que ela pudesse chegar até você e você pode ter certeza que Ele (Deus) teve poder de sobra para proteger o conteúdo da mensagem ou Ele não seria Deus.

E ao ler está mensagem você poderá tomar duas decisões, você vai corresponder à mensagem, ou a sua resposte será sim ou será não, ou você vai aceitar essa mensagem de Deus para sua vida ou ira rejeita – lá, mas que mensagem é essa? Que mensagem é esta que Deus teve o cuidado de guardar até os dias de hoje?

A mensagem diz respeito a quem Deus é, a Bíblia diz que Deus é amor, Ele te ama. Te ama não com o amor que o mundo tem para dar, mas te ama com o amor perfeito de um Deus perfeito, que se revelou como um Pai perfeito.

Você pode muitas vezes não entender esse amor. E não deve tentar entender, esse amor não FOI idealizado para ser compreendido, mas para ser aceito, amor não se entende, amor se aceita, se recebe. E qual será sua resposta diante do amor de Deus?

No versículo que lemos no inicio da mensagem diz: “O povo que estava assentado em trevas, viu uma grande luz”. Você pode se perguntar: O que tem a ver as trevas comigo? E a resposta é, todos nos pecamos, todos nós somos pecadores.

A nossa justiça é como trapos imundos (pano de chão) se comparada com a justiça de Deus, reflete apenas nosso interior pecaminoso. Se você parar para pensar e olhar para dentro de você, vai concordar que tudo isso é verdade.

Você vai perceber que será impossível chegar à presença de Deus um dia e dizer: Eu não tenho pecado, sou uma pessoa tão boa, pura e nunca fiz mal a ninguém.

E tem mais, a palavra de Deus diz que o pagamento do pecado é morte, por isso todos morrem e nada que possamos fazer poderá pagar os pecados, as suas boas ações não tem poder para pagar seus pecados, o não fazer mal a ninguém não tem poder para pagar os seus pecados.

O pecado é mortal, apenas e somente a morte é pagamento valido, mas também a morte de qualquer um não tem poder para pagar pecados, apenas a morte de um justo (sem pecado) tem poder para purificar a injustiça do pecador e foi por isso que Jesus teve que morrer.

Aquele que era justo, que não tinha pecado em si mesmo morreu, para que na sua morte o pecador encontrasse vida.

Se você é uma dessas pessoas que pensa que o pecado é algo insignificante e que Deus não se importa e que Ele entende o pecado, você precisa ler as escrituras e ver que foi Deus que deu seu próprio filho para morrer na cruz do calvário, isso mesmo, foi Deus!

Jesus morreu na cruz do calvário, não foi por que homens ou demônios tramaram contra Ele, mas por que Deus assim planejou desde o principio e foi Deus que permitiu que assim acontecesse.

Quem matou Jesus? Deus matou a Jesus! Mas por quê? A resposta é simples, por causa de nossos pecados. Se isso não te revela o tamanho da gravidade do pecado não sei mais o que escrever. Se Deus não poupou o seu próprio filho, por que ele deveria te poupar?

Mas o que é pecado então? Todas as vezes que você disse não a Deus, deixou de reconhecer aquele que te criou, quando agiu como se Ele não existisse, todo o momento que vive apenas para você e somente para você, você pecou. Ou você não sabe que sua vida não te pertence e que a morte pode tirar de você a qualquer momento a “sua” vida?

Foi por isso que a luz precisou brilhar sobre as trevas do pecado, foi por isso que Deus precisou intervir e entrar em nossa escuridão, sem a luz nem perceberíamos o quanto estávamos perdidos.

Mas por amor Ele brilhou e quando Jesus brilhou, ele brilhou dizendo: Arrependam-se por que é chegado o Reino dos céus, arrependam-se por que perto está à hora que não poderá mais se arrepender, perto está à hora que todo pecado será julgado e com ele o pecador.

Essa mensagem pode parecer dura e você pode até dizer: Onde está esse Deus de amor? Eu prefiro uma mensagem de amor!

O Deus de amor está no mesmo lugar onde se encontra o Deus da Santidade, Justiça, Verdade. Por que o Deus que é amor é o Deus que Santo, justo e verdadeiro. E que amor diria que tudo está bem, quando na verdade não está? Que amor trairia com uma mentira que levaria a morte, não ensinaria o caminho da vida?

O Deus de amor não mascara a realidade, não é mentiroso e quando Ele vê que alguém está em trevas ele diz: Arrependa-se.

Ele avisa é por amor, é por amor que Deus avisa. E o que é arrependimento?

Arrependimento não é remorso ou peso na consciência, sentimento de culpa. Nada disso leva a mudança de vida, arrependimento é uma mudança das trevas para a Luz, arrependimento é viver dizendo não ao pecado, não para você mesmo, é viver dizendo sim para Deus.

E assim como você leu no inicio você deve responder a mensagem de Deus com um SIM ou NÃO. Se você acha que a mensagem é muito dura, onde você vai encontrar alguém que tenham palavras de vida eterna? Eu sinto muito, mas somos nós que devemos nos converter a palavra de Deus e não Deus se converter a nossa vontade.

Deus é justo, Ele é bom. Quando Jesus foi enviado e começou a dizer arrependam-se, não é por que Ele desejava ser um estraga prazer, mas sim porque Ele tinha algo melhor! Logo após dizer arrependam-se Ele também disse perto está o Reino dos céus, vinde a mim todos vocês que estão cansados e Eu darei alivio, eu enxugarei todas as suas lagrimas e você nunca mais terá de chorar.

Jesus começou dizendo arrependam-se e depois Ele iria dizer aos que dissessem sim, te darei a coroa da vida. E agora chegou o momento, qual será sua resposta diante de Deus?

Quando alguém reconhece o seu pecado e que não é uma pessoa tão boa assim, esse alguém está a um passo de ter um encontro com o Senhor.

Quando alguém pensava ser um indigno com um pecado tão grande e imperdoável e reconhece e encontra na cruz de Cristo um poder muito maior, o amor de Deus, esse alguém também está a um passo de ter um encontro com o Senhor.

Se você é esse alguém diga sim para Deus ele vai te aceitar. Se você quer dizer sim a Deus, então de o próximo passo, arrependa-se e passe a viver dizendo sim a Deus e busque saber o que Deus tem a dizer em sua palavra (Bíblia), desenvolva sua amizade com pessoas que passaram a dizer sim para Deus.

Deus te abençoe!
                                                            
Leia também outra impactante mensagem, clicando no link abaixo:
A herança daquele que faz
http://eoveuserasgou.blogspot.com/2011/03/heranca-daquele-que-faz.html

Autor: Juliano Son (Livres para Adorar)

sábado, 4 de junho de 2011

Hierarquia entre os cristãos não tem fundamento

Há certos princípios de fé que são incontestáveis para qualquer um que se diz ser cristão.
Dentre esses, há também princípios hierárquicos indiscutíveis, tais como:


1º Deus é Senhor do Universo.
2º Jesus Cristo é Senhor da Igreja.
3º Os pais são senhores sobre os filhos, respeitando-se, porém, a dignidade e a vida.
4º O presidente é o chefe da nação, respeitando-se os princípios sociais da nação.
5º O patrão (senhor) é o chefe do empregado (servo), nos limites do contrato de trabalho.

Esses princípios estão bem fundamentados:

1º Deus criou o Universo.
2º Jesus Cristo salvou a Igreja.
3º Os pais geraram os filhos e são os provedores do lar.
4º A sociedade delegou poderes ao presidente.
5º O patrão é dono da propriedade e por isso pode exigir dos seus empregados.

Observa-se que a relação de Deus com o universo, e do Senhor Jesus Cristo com a Igreja são hierarquias espirituais e eternas, aceitas por meio da Fé.
Por outro lado a ralação dos pais com os filhos, do governo com a sociedade, e dos patrões com os empregados, são relações temporais, circunstanciadas e limitadas

Mas, o que se questiona neste tópico é se há legitimidade bíblica, fundamentação e razoabilidade para alguma hierarquia entre os membros da Igreja. Ou seja, se há fundamentação para que um cristão seja superior a outro.

E neste quesito, eu digo que não.
E digo que não porque:

1º Um corpo não pode ter duas cabeças – A Bíblia diz que Jesus Cristo é o Cabeça da Igreja. E aqui não se fala de igreja institucional. Ou seja, Jesus é superior a qualquer potestade cristã, e cada crente está vinculado diretamente a Ele por intermédio do Espírito Santo. Desta forma, não pode haver intermediários entre o crente e o Senhor.

2º Um cristão não pode servir a dois senhores. – Ora é impossível a um cristão ser submisso aos líderes cristãos e a Jesus simultaneamente, uma vez que os líderes cristãos podem cometer equívocos que atentam contra a vontade do Senhor Jesus. Desta forma, a submissão hierárquica reportaria em desobediência à vontade superior do nosso Senhor.

3º Nenhum homem pode provar que recebeu poder delegado do Senhor Jesus para ser chefe dos cristãos. – Para se submeter a alguém que fala por um superior é necessário que haja prova inequívoca da delegação de poder por parte da autoridade superior. O simples fato de alguém pregar eloqüentemente, expulsar demônios, operar sinais e prodígios não é evidência suficiente para se determinar que essa pessoa recebeu delegação do Senhor Jesus Cristo para ser chefe sobre os outros cristãos. Podemos até crer que os sinais provenham de Deus. Podemos até crer na sua pregação, se esta for coerente com a Palavra de Deus. Mas, isto não prova que essa pessoa tenha recebido poder de Deus para ser chefe sobre os cristãos. Da mesma forma, a escolha, ou nomeação por outros homens, por mais dignos e sinceros que sejam, não reproduz exatamente o que Deus quer. É impossível alguém provar que possui autoridade de Deus para ser representante de Deus, ou porta-voz de Deus.

4º Os homens são falhos e limitados e podem conduzir os outros a erros e a enganos. E eu estarei obrigado a seguir as suas “heresias”, se eu estiver obrigado a lhes obedecer.

5º O homem possui uma natureza egoísta e são astutos – quando recebem poder coercivo, ou autoridade para mandar, freqüentemente, utilizam desse poder para explorar o seu próximo. E eu não poderia escapar dessa situação, diante de um pastor corrupto, se eu estivesse obrigado a simplesmente lhe obedecer. Seriam, pois, vãs as recomendações bíblicas para ficarmos atentos contra os “lobos”.

6º Hierarquia pressupõe leis e rudimentos, mas o cristão é despenseiro da Graça. – Evidentemente hierarquia fala de burocracia eclesiástica, regras, rudimentos e normas que determinam e estabelecem quem pode e quem não pode ser digno dos “degraus” superiores. Isto choca-se com a Lei da Graça. Isto quer dizer que Dons, Ministérios e Talentos são distribuídos gratuitamente pelo Senhor, sem necessidade da aprovação burocrática das instituições. O Espírito Santo que habilita os cristãos não está subordinado à burocracia religiosa.

7º Cada membro da Igreja é “alimentado” diretamente pelo Espírito do Cabeça que ensina cada um diretamente, Hb. 1015-16 e I Jo. 2.20 e 27. E por isto não precisa de intermediários e nem de mediadores. Se eu não preciso de intermediários; se esses intermediários não podem bloquear, nem impedir a minha comunhão com Cristo; se esses intermediários não podem me causar danos espirituais; esvai-se, por conseguinte, a sua autoridade.

8º O cristão é recebido perante Deus como Filho, e como tal não precisa de tutores. Precisa, no máximo, de professores. E professores não são comandantes, são conselheiros.

E se tudo isto não bastar,

9º Jesus disse que não era para ser assim. “os governadores dos gentios os dominam, e os seus grandes exercem autoridades sobre eles. Não será assim entre vós.”Mt. 20.25 e 26
“O maior entre vós seja o servo de todos.” Lc.22.25-26
 “e todos vós sois irmãos”. Mt. 23.8

Percebemos que entre os cristãos há MINISTROS DE CRISTO e MINISTROS DA IGREJA.

MINISTROS DE CRISTO


• Ministros de Cristo são todos os cristãos, aceitos por Deus como membro do Corpo de Cristo.
• Recebem o poder diretamente de Cristo.
• Recebem poder “entre”, e não poder “sobre” os demais cristãos.
• Recebem poderes (dons e talentos) diferentes e diversos, para ajudar uns aos outros. Mas nenhum dom com atribuição para mandar e dominar.


• Recebem poder espiritual, e não poder temporal.
• Não estão, necessariamente, vinculados a alguma comunidade cristã (denominação).
• São professores, conselheiros e não comandantes. Pelo que, não podem impor as suas interpretações e crenças, por mais legítimas e coerentes que lhes pareça.
• Não podem impor as suas interpretações teológicas porque cada cristão está autorizado por Cristo a “examinar” as doutrinas e aceitar somente àquelas que lhe parecer harmônicas com a doutrina cristã.
• Alguns desses ministros podem até ter mais talentos do que outros. Mas como os talentos são diferentes, uns podem “saber” mais, ou ter mais discernimento; mas aquele que sabe menos pode amar mais, ou ter mais fé.
• Os Ministros de Cristo não estão autorizados a bloquear, dificultar ou impedir a comunhão de um membro com o Cabeça, pelo que, não possuem poder disciplinador.
• Também não possuem poder para castigar outro membro, pelo que, não possuem poder coercivo. Assim, não podem ordenar, mas apenas aconselhar.
• Por fim, é notório que não possuem qualquer grau hierárquico entre esses ministros.


MIINISTROS DA IGREJA


 • Os Ministros da Igreja possuem poder delegado, não por Cristo, mas pela comunidade, ou seja, pelos outros cristãos.
• Estão vinculados a uma comunidade.
• Como Ministro da Igreja, recebem poder temporal.
• Recebem poder para organizar o culto, as atividades sociais e as atividades administrativas da comunidade.
• O poder que recebem é limitado pela vontade da comunidade. Porque todo poder delegado é limitado pelos critérios estabelecidos por quem delega.
• Por uma questão de justiça, para se delegar esse poder, é necessário critérios democráticos, ou seja, a participação dos membros da comunidade através do voto (levantar as mãos) ou de uma forma imparcial (sorteio).
• Para a preservação de sua autonomia, a comunidade precisa dispor de instrumentos e recursos eficazes para impedir o abuso e o desvio do poder delegado. Ou seja, precisa dispor de instrumentos e recursos que possibilitem destituir o ministro quando ele abusar de suas funções ou se desviar delas.
• O poder desses Ministros é um poder que possui certo grau de hierarquia, mas que não abrange as questões de fé, nem teológicas e nem espirituais. Isto porque não é da competência dos homens determinar (fixar regras, leis e rudimentos) em que se deve crer. Os homens não podem impor as suas interpretações bíblicas aos outros, (a não ser que se sujeitem as interpretações dos outros também). E as questões espirituais, tais como justificação, santificação e salvação independem da vontade de terceiros, porque são “negócios” estritos entre o cristão e o Senhor Jesus.
• Pelo que, os Ministros da Igreja são administradores, não chefes.


 Por tudo isto, evidencia-se que não pode haver hierarquia entre os membros do Corpo de Cristo. Não existe maior, ou menor nesse Corpo. Existe, sim, membros diferentes e com funções diferentes. Por isto, um membro, que se julgar mais importante, não pode cortar o outro, isto equivaleria a uma amputação de um membro que não lhe pertence.


Fiquemos alerta, porque muitos abusos são cometidos por obreiros e pastores arrogantes e autoritários que se julgam principais e primazes na Igreja, e querem impor as suas interpretações bíblicas com valentia e autoritarismo. Isto não traduz o Espírito do Senhor que é manso e humilde.


Afaste-se, portanto, de organizações (igrejas) fundamentadas na hierarquia eclesiástica, porque elas querem mesmo é constituir um reino, não para Cristo, mas para os seus chefes religiosos, que visam, antes de qualquer coisa, extorquir e explorar as ovelhas.


Ao usar este artigo, mantenha os links e faça referência ao autor:
Hierarquia entre os cristãos não tem fundamento. publicado 21/08/2009 por José Peres Júnior em http://www.webartigos.com
Fonte: http://www.webartigos.com/articles/23510/1/Hierarquia-entre-os-cristaos-nao-tem-fundamento/pagina1.html#ixzz1OMZrBJpy

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Não será entre vós assim!

Mateus 20: 25-28
Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles.  Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; Bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.


O desejo carnal de ser grande, ter um cargo que permita exercer poder sobre outros tem uma força muito grande no meio das denominações cristãs. O apelo eclesiástico é muito forte e há muitos cristãos que almejam essa posição (fazer parte do clero), muito embora não encontrem qualquer indício de uma ordenação humana nas escrituras. Para justificar essa heresia os lideres religiosos se baseiam em textos isolados de seus contextos, para justificar suas próprias existências.


Hoje quem guia a igreja de Cristo é o Espírito Santo, conforme em:
Romanos 8.14 - Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.


No que diz respeito à Igreja de Deus, o próprio Senhor é o Sumo Pastor, o Espírito Santo o dirigente das reuniões e os próprios crentes são o templo ou casa espiritual de Deus e exercem um sacerdócio santo. Percebe o quão diferente tudo isso é do modelo que o protestantismo copiou do catolicismo que, por sua vez, emprestou de Israel? Inventaram um clero formado por homens em uma posição intermediária entre a congregação e Deus, arranjaram para esses homens vestes distintas, deram a eles títulos honoríficos como "padre", "pastor", "bispo", "sacerdote", "reverendo" etc. e chegaram ao ponto, no catolicismo, de chamar um homem de Sumo Pontífice ou Sumo Sacerdote.


Existem duas classes de pessoas dentro de uma organização “cristã”, os freqüentadores e o clero. Vamos entender melhor a palavra clero.


Clero: (do grego κληρος, transl. klêros)[1], designa o conjunto de sacerdotes (ou clérigos ou ainda ministros sagrados) responsáveis por um culto religioso.


Está nas mãos do clero o desenvolvimento da denominação, o clero é que decide quais dos freqüentadores terão a oportunidade de se expressar e como se expressarão. Perceba que em qualquer denominação Cristã que é o clero e não o Espírito Santo que está guiando tudo?


Nas escrituras não encontraremos esse tipo de coisa na reunião da Igreja de Cristo. Isso que ocorre hoje chamamos de clericalismo, que substitui a direção do Espírito Santo pela direção humana. Existem pessoas que são submissas a esses cleros e acreditam que congregam com liberdade, alias o clero concede a liberdade aos freqüentadores. Quem é ele (CLERO) que tem o poder de dar essa liberdade? Quem o capacitou para tanto?


Analise a escritura em 1ª Coríntios 14 e procure a descrição de uma reunião da igreja com a figura do dirigente, pastor ou quem quer que seja que se arvore no direito de dirigir a reunião ou conceder licença para que os santos (que ele geralmente chama de membros de "sua igreja") tenham oportunidade de falar.


Não existe na Igreja de Cristo divisão no corpo, veja abaixo os tipos de divisões que existe hoje no meio da Cristandade:


1º Clero x Leigos: Em cada denominação existe o grupo especial do clero (Dominantes) e os leigos que são os freqüentadores.


2º As próprias denominações: Apesar de não assumirem as denominações não são unidas, cada uma possui sua cabeça. Isto é fácil de identificar quando: um “Pastor” da denominação “A” vai para a denominação “B” e chegando lá o “Pastor” não é reconhecido como Pastor e passa a ser membro. Muitas denominações não reconhecem as outras em vários aspectos ( Batismo, doutrina, etc.).


Cristo não dividiu seu corpo concedendo acesso privilegiado e autoridade a uns (clero), e a outros um acesso restrito que force os desprivilegiados dependerem do clero para discernirem completamente a vontade de Deus sobre suas vidas. Essa divisão é uma heresia.


Simplesmente pelo fato de não encontrar na Palavra de Deus essa função de um homem liderando uma congregação local ou de um clero é que não devemos inventar algo sem base bíblica. Eu tenho certeza de que existem muitos irmãos sinceros ocupando essa posição nas denominações e Deus os tem usado também.


Porém o sistema que os homens criaram mais atrapalha do que ajuda. Eu mesmo durante um tempo fiz parte do clero local, eu era o líder de jovens, e não conseguia reunir jovens de denominações diferentes por que seus lideres não aprovavam devido aos costumes que eram diferentes entre si.   


Paulo sempre lutou pela unidade da Igreja de Cristo: 
1 Coríntio 1.12-13 ... Porém O que eu quero dizer é isto: cada um de vocês diz uma coisa diferente. Um diz: “Eu sou de Paulo”; outro, “Eu sou de Apolo”; outro, “Eu sou de Pedro”; e ainda outro, “Eu sou de Cristo”. Por acaso Cristo foi dividido em várias partes? Será que Paulo morreu crucificado em favor de vocês? Ou será que vocês foram batizados em nome de Paulo?...


Hoje ao questionar a Cristandade dizem: "Eu sou do R.R. Soares"; outro, "Eu sou do Edir Macedo"; outro, "Eu sou do Bento XVI (Papa)"; outro, "Eu sou da Assembléia de Deus" e ainda outro, "Eu sou de Chico Xavier" e etc... Cabem hoje as mesmas perguntas de Paulo.


Na Bíblia o pastor é um dom não um cargo,assim como é o evangelista e o mestre. O evangelista sai pregar o evangelho, as pessoas se convertem e o pastor as incentiva a permanecerem no Senhor, enquanto o mestre ensina doutrina a elas. Você encontra os diferentes dons em ação em Atos 11:


EVANGELISTAS:
Atos 11:19-21 Aqueles, pois, que foram dispersos pela tribulação suscitada por causa de Estevão, passaram até a Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.  Havia, porém, entre eles alguns cíprios e cirenenses, os quais, entrando em Antioquia, falaram também aos gregos, anunciando o Senhor Jesus. E a mão do Senhor era com eles, e grande número creu e se converteu ao Senhor.


PASTOR:
Atos 11:22-24 Chegou a notícia destas coisas aos ouvidos da igreja em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia; o qual, quando chegou e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortava a todos a perseverarem no Senhor com firmeza de coração; porque era homem de bem, e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.


MESTRE:
Atos 11:25-26 Partiu, pois, Barnabé para Tarso, em busca de Saulo; e tendo-o achado, o levou para Antioquia. E durante um ano inteiro reuniram-se naquela igreja e instruíram muita gente; e em Antioquia os discípulos pela primeira vez foram chamados cristãos. (aparentemente Barnabé reunia os dons de pastor e mestre, pois diz que ele ensinava juntamente com Paulo.)


Espero que tenha ficado claro está questão. Minha intenção não é denegrir as pessoas que ocupam a posição de "pastores" nas denominações, pois a grande maioria desses irmãos simplesmente ignora o que a Palavra de Deus diz a respeito, tendo "engolido" aquilo que a tradição religiosa lhes passou sem nem mesmo irem conferir nas epístolas. O melhor mesmo é sermos como os irmãos de Bereia quando os apóstolos vieram lhes trazer as novas do Evangelho. Conhecedores das escrituras do Antigo Testamento, eles foram conferir se as coisas eram de fato do jeito que aqueles homens estavam lhes falando.


Atos 17:11 Ora, estes eram mais nobres do que os de Tessalônica, porque receberam a palavra com toda avidez, examinando diariamente as Escrituras para ver se estas coisas eram assim.


Leia também:

Espírito Santo o guia dos filhos de Deus!
http://eoveuserasgou.blogspot.com/2011/02/espirito-santo-o-guia-dos-filhos-de_7946.html

A autoridade máxima da Igreja:
http://eoveuserasgou.blogspot.com/2010/12/autoridade-maxima-da-igreja.html


Deus te abençoe!