terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Quem são os pastores de Hb 13:17?

Na versão que você utiliza aparece a palavra "pastores", mas na maioria das versões a palavra utilizada é "guias" ou "líderes", pois está falando de um ofício (como presbíteros ou anciãos) e não de um dom (como o de pastor).

(Almeida Corrigida) Obedecei a vossos pastores e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossa alma, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

(Ave Maria) Sede submissos e obedecei aos que vos guiam ( pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta ). Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto.

(Darby) Obedecei a vossos líderes, e sejais submissos; pois eles velam por vossas almas como quem deve prestar contas; para que possam fazer isso com alegria, e não gemendo, pois isto não vos traria proveito algum.

(NV Internacional) Obedeçam aos seus líderes e submetam-se à autoridade deles. Eles cuidam de vocês como quem deve prestar contas. Obedeçam-lhes, para que o trabalho deles seja uma alegria e não um peso, pois isso não seria proveitoso para vocês.

(Almeida Atualizada) Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.

Os "guias" ou "líderes" ali são aqueles que têm o cuidado e a preocupação com o rebanho, e não os os pastores profissionais formados em uma faculdade teológica ou os homens que ficam à frente uma congregação. E é sempre no plural, "vossos guias", nunca "vosso guia".

No versículo 7 fala dos guias que pregaram a palavra e no 17 dos que agora têm a responsabilidade da congregação. A aplicação correta do versículo é com relação aos anciãos de uma congregação, que podem ou não ter o dom de pastor, e podem ou não ministrar a Palavra.
Não existe na Palavra qualquer indicação de que uma assembleia fosse dirigida por um homem (Pastor Presidente) como vemos nas denominações evangélicas que copiaram seu modo de agir do modelo católico clero-leigos. O pastor é um dom e seu papel é o cuidado com o bem estar das ovelhas, o que é feito mais no contato pessoal e visitas do que na ministração pública da Palavra. Outros dons são evangelista, voltado aos incrédulos, e mestre, este sim mais ocupado com o ensino público da Palavra.
Fonte: http://www.respondi.com.br/
Autor: Mario Persona

Nenhum comentário: