segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Dízimo benção ou Maldição?

Hoje as denominações Católica e Evangélica tem em seus fundamentos a pratica do dízimo e vale ressaltar que a denominação evangélica surgiu da reforma protestante contra a denominação Católica iniciada por Martinho Lutero em 1517, ele foi um padre e professor de teologia alemão.

Vamos entender a palavra reforma, seu significado é: Dar melhor forma, consertar, etc...
Quando uma casa é reformada pequenas e ou grandes mudanças podem acontecer, mas o alicerce é o mesmo não muda, ou seja, o fundamento é o mesmo. Com isso entendemos que na reforma protestante muitas mudanças ocorreram mas o alicerce, o fundamento (dízimo) é o mesmo.

Essas organiações não vivem sem o dízimo, em alguns casos o dízimo serve para identificar o membro que é fiel e digno de receber cargos dentro da organização.

Importante para os Cristão é entender se o dízimo faz parte da lei ou da nova aliança proposta por Jesus Cristo. Veja abaixo o que o apostolo Paulo fala sobre o dízimo.

Hebreus 7.5 - E os que dentre os filhos de Levi recebem o sacerdócio têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, de seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão.
Paulo afirma neste trecho que o dízimo era recolhido segundo a Lei, ou segundo o Velho Testamento, veja o que o Apostolo Paulo fala sobre a Lei.

Gálatas 5.18 - Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

Hoje somos guiados pelo Espírito Santo, não estamos debaixo da lei.

Gálatas 3.23 - Mas, antes que a fé viesse, estávamos guardados debaixo da lei, e encerrados para aquela fé que se havia de manifestar.

Hoje a fé foi manifestada e entregue por Deus a todos os que crêem em Cristo e não estamos mais guardados debaixo da Lei
.
1 Coríntios 9.20-21 - E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei. Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.

Paulo deixa claro que a nova aliança nos remove debaixo da lei do antigo testamento e nos coloca debaixo da lei de CRISTO, nos coloca debaixo da Graça.

Gálatas 3.10 - Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição; porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las.

O Apostolo Paulo deixa claro que quem está debaixo das obras da Lei estão debaixo da maldição, pois nenhum homem, com exceção de Cristo conseguiu cumprir a lei e não cumprindo se torna maldito.

Motivos para NÃO dizimar:
1º Não estamos debaixo da lei.
2º Dizimar é fazer obras da lei e se colocar debaixo de maldição
3º O dízimo nunca foi dinheiro na Bíblia
4º Pela lei apenas os Sacerdotes da Tribo de Levi podem recolher dízimos
5º O dízimo era para Israel e não para a Igreja de Cristo.

Apenas para entendermos, porque a Bíblia diz que o dízimo das tribos de Israel era destinado apenas para a Tribo de Levi?

Números 18:24 Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.

O entendimento é fácil, das 12 tribos de Israel apenas a Tribo de Levi não recebeu de Deus herança (Terra, gado, etc). Era uma questão de igualdade social e de justiça, onze tribos entregavam a tribo de Levi 10% de tudo que produziam e com isto a tribo de Levi tinha também com o que se manter.

Por que a Tribo de Levi não recebeu herança de Deus?
Números 18:21 - E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.

A tribo de Levi não recebeu herança por causa de seu ministério, que era exclusivamente de cuidar da parte espiritual de Israel.

Pare para analisar, na “Igreja” pode faltar o porteiro, o grupo de Jovens, o Coral, os músicos, o pregador, a oração, o jejum, etc... O “culto/missa” irá ocorrer normalmente , porém se faltar o dízimo está Igreja está com os dias contados. Perceba que o fundamento da existência desta organização é o dizimo, se tirar o dízimo a organização fecha as portas.

A Igreja de Jesus Cristo, não está alicerçada no dízimo á frente desta, quem fecha as portas é o inferno.

Versículos que podem ser usados pela liderança religiosa para convence-lô a dar o dízimo:

1º Versículo para usado pelas organizações para convencê-lo a dar o dízimo: (Malaquias 3:8) - Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas.

2º Versículo para usado pelas organizações para convencê-lo a dar o dízimo: (Malaquias 3:10) - Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós uma bênção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes.

Com base nestes versículos alguns líderes religiosos chegam a chamar seus membros de ladrões por não darem o dízimo. Este texto pertence à velha aliança, pertence à lei de Moisés.

Veja o que o Apostolo Paulo fala sobre a Lei.
(Gálatas 5:4) Separados estais de Cristo, vós os que vos justificais pela lei; da graça tendes caído.
Quem se justifica perante Deus com o dízimo está se justificando pela Lei, e da graça tem caído, no novo testamento o homem é justificado pela graça (favor imerecido de Deus), quem se justifica pela Lei tenta anular a obra de Jesus Cristo, cujo papel foi o de reconciliar o homem com Deus e torná-lo justo perante Deus.

3º Versículo para usado pelas organizações para convencê-lo a dar o dízimo: (Mateus 23:23) Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas.

Líderes religiosos irão tentar persuadir dizendo que Jesus Cristo pediu aos Fariseus para darem o dizimo. Pontos para refutar esta investida:
A – O dízimo era para Israel em especial os Judeus e não para as demais nações. Os Fariseus eram de Israel e Judeus estavam debaixo da lei e eram obrigados a dizimar.

B – Esta é uma citação do velho testamento e o velho testamento não serve de base para criação de doutrinas a serem seguidas pela igreja de Cristo, (erradamente o homem editou a bíblia e colocou o Livro de Mateus no novo testamento).

Em relação ao novo testamento: um testamento só passa a ter valor quando o testador morre, enquanto o testador está vivo o testamento não tem valor algum, ou seja, o novo testamento passou a ter valor após a morte de Jesus Cristo e com base neste simples entendimento o novo testamento começa a partir do livro de Atos dos Apóstolos e deste livro para frente a bíblia não fala mais sobre dízimo a não ser quando é recitado alguma situação do velho testamento.

Todos os Cristãos da atualidade precisão entender que a lei foi cumprida em Cristo e abolida.
(II Coríntios 3:14) Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;

Você já parou para se perguntar? A lei era composta por tantas coisas e rituais e por que algumas organizações religiosas mantêm somente o dízimo da lei? Será que por que as demais coisas da lei não interessam? Não traz lucro?

Observe que o povo (membros) desta s organizações em sua maioria coloca seus filhos em escola pública, muitos andam a pé, moram em humildes casas e na contra partida muitos dos lideres religiosos estão morando em mansões, enviam seus filhos para estudarem nos Estados Unidos, viajam de avião, essas coisas não são pecado, mas é as custa do povo e isto sim é pecado.

Não fique com seu entendimento endurecido, saia debaixo da lei, saia debaixo desse fardo pesado e aprenda com Jesus Cristo.

No próximo tópico vamos estudar sobre quando começa o novo testamento que erradamente é ensina para a Cristandade que ele começa no livro de Mateus. Deus abençoe!

3 comentários:

Unknown disse...

tudo isso e verdade,nos falamos isso muitos nos critida falando que samos louco..

_ disse...

A maldição do dízimo em dinheiro: http://evangelismo.blog.br/estudos/o_dizimo_segundo_a_Biblia_Sagrada.html

Jhon disse...

É bençao essas palavras eu acredito sempre assim...e nao e nunca concordei com outros ensinamentos.o criador nos proteja dos cães gulosos