domingo, 26 de dezembro de 2010

Onde devemos cultuar a Deus?

Desde os tempos antigos o homem as vezes inspirados por Deus as vezes não, estabeleceu e fixou locais para adorar a Deus.

Entre 1010 a.C. á 959 a.C. os israelitas adoravam a Deus no tabernaculo, um local de adoração móvel, era uma tenda ambulante, após os israelitas conseguirem ficar em paz em sua terra (POR UM MOMENTO) Deus lhes concedeu um templo, local permanente para adoração construído pelo Rei Salomão, filho de Davi.

Porém com o passar do tempo, o templo foi profanado, seus lideres passaram a ter praticas repugnantes diante de Deus além de idolatrar outros deuses, com isso Deus retirou sua presença do templo sem piedade do povo. Ver Ezequiel 5.11. "Vocês profanaram o meu Templo com tudo o que é mau e sujo"... Deus se retirou do templo, porém não abandonou a humanidade. Em Atos 7.48 temos a declaração: "Entretanto, não habita o Altíssimo em templos feitos por mãos humanas"

Será que o ser humano é capaz de criar um lugar para Deus habitar? Seu lugar de descanso? Claro que não os céus é o trono Dele e a toda a terra feitura de suas mãos, então aonde devemos cultuar a Deus?

Os homens habitam em casas construídas pelos homens assim é Deus, agora ele habita na casa que ele criou. Perguntaram a Jesus Cristo: - Em que lugar devemos adorar a Deus? Jesus respondeu: chegará o tempo em que ninguém vai adorar a Deus nem neste monte nem em Jerusalém (no templo). Mas virá o tempo, e, de fato, já chegou, em que os verdadeiros adoradores vão adorar o Pai em espírito e em verdade. Pois são esses que o Pai quer que o adorem. (João 4:21-24).

A adoração mudou de lugar novamente saiu das quatro paredes e se mudou para o coração do homem que anda na verdade. Em 1 Coríntios 6.19 ... o corpo de vocês é o templo do Espírito Santo (de Deus)...

Agora somos templo de Deus e devemos adorá-lo neste templo interiormente com o espírito e com ações de graças, se profanarmos este templo também estaremos sujeitos a perder a presença de Deus. No próximo tópico veremos o que a palavra de Deus chama de Culto. Até lá!

Nenhum comentário: