sábado, 26 de novembro de 2011

IBGE x CRISTÃOS


Os números do IBGE apesar de tentar não conseguem mostrar a realidade de nosso país, que está mergulhado em uma crise profunda. Hoje pesquisas do IBGE declaram que 95% da população são Cristãos, em sua maioria católica e evangélica. Esse é um dado estatístico muito importante.

O que é ser Cristão? A resposta é obvia discípulos de Cristo. Apesar de muitos se declararem Cristãos, conhecem muito pouco a respeito de Cristo.

Discípulo é aquele que adota para si um ensinamento, é aquele que segue a idéia ou exemplos de outro. Um discípulo ocupa o lugar de seu mestre na ausência do mesmo, dando seqüência aos seus ensinamentos. Claramente não é isso que ocorre com as pessoas que se declaram cristã.

O cristão não é reconhecido pelo tipo de roupa que veste, ou pelo tipo de comida e bebida que se alimenta, o Cristão é reconhecido por suas obras. Hoje pelas obras dificilmente conseguiríamos afirma que 95% da população são Cristãs.

O próprio Deus, pai de Jesus deu uma declaração que não vai de encontro com o que ensinam os Cristãos de hoje.

Amós 5.21-24
O Senhor diz ao seu povo: Eu odeio, eu detesto as suas festas religiosas; não tolero as suas reuniões solenes. Não aceito animais que são queimados em sacrifício, nem as ofertas de cereais, nem os animais gordos que vocês oferecem como sacrifícios de paz. Parem com o barulho das suas canções religiosas; não quero mais ouvir a música de harpas. Em vez disso, quero que haja tanta justiça como as águas de uma enchente e que a honestidade seja como um rio que não pára de correr.

A preferência de Deus sempre foi e sempre será por obras dignas de justiça e honestidade em vez de rituais vazios e festas religiosas que não traz nenhum retorno social ou crescimento espiritual.

Pare para pensar! O número de templos Cristãos não para de aumentar no Brasil e porque o número de drogados e o número da violência não reduz na mesma velocidade? É por que estes templos provocam um efeito social quase próximo do Zero. Pesquise no templo ao lado de sua casa quantas pessoas são beneficiados com ajuda social, alimento, roupas, reabilitação social de ex-drogados e presos, quantos albergues são oferecidos, etc. É claro que podemos encontrar exceções que serão a minoria dos templos que acredito deve beirar aos 5% deles.

Essa baixa expressão de ajuda social dos templos religiosos com certeza não se deve a falta de dinheiro, mas sim por falta de atitude. 

São investidos milhões em programas de TV e em construção de novos templos e quase nada se aplica em albergues, por exemplo, para alimentar o faminto.

Se realmente 95% da população fosse cristã o país conseguiria sair da crise sem necessidade de esperar a boa vontade do governo e seus políticos!

Hoje como na época de Jesus o que encontramos são discípulos de Moises e não discípulos de Jesus.

João 9.28
Então o injuriaram, e disseram: Discípulo dele és tu; nós porém, somos discípulos de Moisés.

O discípulo de Moises você conhece pelo o que ele come ou bebe, pela guarda de dias sagrados e por sua maneira de vestir. Quantos condenam comer carne de porco, condenam o vinho como bebida e buscam a Deus em dias especiais (“feriados cristãos”), a semana santa é um exemplo claro disto, será que apenas uma semana no ano deve ser santa para Deus? Todas essas coisas foram leis criadas pelo sistema religioso que foram aplicadas sobre os “cristãos”.

Veja o que um verdadeiro discípulo de Cristo deixou como orientação. Observe que o Cristão não aceita cabresto sobre sua forma de vestir, comer ou sobre a obrigação de guardar “dias santos” (no texto abaixo será destacado como sábado.)

Colossenses 2.16-17
Portanto, que ninguém faça para vocês leis sobre o que devem comer ou beber, ou sobre os dias santos, e a Festa da Lua Nova, e o sábado. Tudo isso é apenas uma sombra daquilo que virá; a realidade é Cristo.

Discípulos de Moises seguem as leis do antigo testamento (primeira divisão da bíblia) e ignoram o novo testamento trazido por Cristo.

Os discípulos de Moises acreditam que o templo de quatro paredes é a casa de Deus, o discípulo de Cristo não.

Atos 7.48
Mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens, como diz o profeta:

Os discípulos de Moises são conhecidos pelos sacrifícios e ofertas oferecidos dentro dos templos religiosos. Mas veja abaixo o que o autor Cristão fala sobre as ofertas e sacrifícios oferecidos segundo a lei (antigo testamento).

Hebreus 10.7-8
Então disse: Eis aqui venho (No princípio do livro está escrito de mim), Para fazer, ó Deus, a tua vontade. Como acima diz: Sacrifício e oferta, e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem te agradaram (os quais se oferecem segundo a lei).

Os discípulos de Moises reconhecem que necessitam de um líder religioso (sacerdote) para guiarem a suas vidas, o discípulo de Cristo não.

Romanos 8.14
Porque todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.

E por serem guiados pelo Espirito Santo de Deus os discípulos de Cristo não estão debaixo das leis do antigo testamento.

Gálatas 5.18
Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei.

No tempo em que o homem vivia em baixo da lei (antes de Cristo), era necessário um homem que intermediasse a relação entre Deus e os homens, mas hoje não estamos debaixo da Lei.

Quando falo discípulo de Moises quero dizer discípulos do sistema religioso e não discípulos de Cristo.  O próprio Jesus Cristo disse como reconhecer um de seus discípulos.

João 13.34-35
Um novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei a vós, que também vós vos ameis uns aos outros. Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros.

Jesus disse que nosso amor cristão mostrara se somos seus discípulos. O amor cristão é diferente do amor humano e deve ser demonstrado com ajuda ao próximo mesmo quando não for conveniente. Esse é um tipo de amor difícil de praticar e quando as pessoas o notam, logo desconfiam da fonte sobrenatural desse amor, que é Cristo.

Todos nós que se dizemos cristão devemos observar e guardar o que disse Jesus Cristo. Caso contrario não é correto utilizar o rótulo de Cristão.

João 14.21
Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda, esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.

Jesus quer se manifestar em nossas vidas, que os rituais religiosos reduzam e que Cristo aumente em nossas vidas. Faça sua escolha!

Deus te abençoe!

Leia também:
O Fim da Lei é Cristo!

Nenhum comentário: